(63) 3215-2188 (63) 3215-2188

Efeitos Econômicos

Economia Real na Fatura de Energia

A instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede (micro e minigeração distribuída) possibilita economias de até 95-98% na fatura de energia elétrica. No caso de Palmas-TO, o retorno financeiro de um investimento em energia solar fotovoltaica pode ser entre 4 a 5 anos.


Redução de IPTU

Em Palmas-TO, através do Programa Palmas Solar (Lei Complementar n° 327, de 24 de novembro de 2015) é concedido desconto de até 80% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para a edificação que tiver instalado um sistema de aproveitamento de energia solar.


Outorga Onerosa

Ainda, edificações com sistemas de energia solar instaladas têm desconto na outorga onerosa.


Melhor que Poupança

Nas condições atuais, um sistema de energia solar rende acima de 1% ao mês. Atualmente a caderneta de poupança rende a metade disso.

Por exemplo, um sistema para geração de 500 kWh/mês proporciona um ganho de R$ 350,00/mês, correspondendo a 1,22% do total investido no sistema solar.


Patrimônio Acumulado

O patrimônio líquido acumulado ao longo dos anos é superior à maioria das aplicações disponíveis no mercado.


Geração de Emprego e Renda

O crescimento do mercado de energia solar, em especial a micro e minigeração distribuída, força o surgimento de profissionais especializados para esta atividade. Dinamiza-se toda uma cadeia de comércio e serviços locais: vendas, projetos, transporte, instalação, equipamentos, serviços agregados etc.

Fortalece-se, assim, a economia local, pois a maioria dos profissionais e serviços tendem a ser locais. Além disso, fomenta a necessidade de qualificação da mão de obra, melhorando a educação e cultura das pessoas envolvidas na atividade.


Os Recursos Economizados Podem Ser Investidos na Melhoria da Empresa

Fica evidente a possibilidade de que aquele recurso que antes seria destinado ao pagamento da fatura de energia seja alocado em investimentos produtivos, gerando riqueza. Por exemplo, um pequeno negócio que economiza R$ 1.000,00 por mês em energia elétrica, pode usar este recurso para comprar mais ou diferentes mercadorias, investir em publicidade, melhorar seu estabelecimento etc.


Fomento ao Desenvolvimento Tecnológico e Cadeia Produtiva

A produção de células de silício, responsáveis pela conversão da radiação solar em eletricidade, está na rota da produção de silício para indústria eletrônica. O domínio da tecnologia do silício, está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento tecnológico.

Há uma complexa rede de processos produtivos, pesquisa e desenvolvimento no setor que impulsionam o desenvolvimento científico e tecnológico de ponta.